Análises microscópicas dos diamantes do meteorito Almahata Sitta mostraram que foram produzidos em planeta perdido
Reprodução/Hillary Sanctuary

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, descobriu que os diamantes encontrados em um meteorito que explodiu no deserto núbio, no Sudão, há uma década, foram formados no fundo de um planeta “perdido" no Sistema Solar.

Leia também: Cientistas desenvolvem "por acaso" enzima capaz de devorar garrafas PET

Análises microscópicas dos diamantes do meteorito Almahata Sitta mostraram  que eles foram produzidos sob intensa pressão, o que para os estudiosos, aumenta a possibilidade de terem se formado em um local muito abaixo da superfície desse planeta, com dimensão entre a de Mercúrio e Marte.

Descobertas recentes sobre os diamantes

Há muito tempo, os astrónomos trabalham na hipótese de que dezenas de novos planetas, desde a Lua até Marte, se formaram nos primeiros 10 milhões de anos do Sistema Solar, e foram quebrados e reembalados em colisões violentas, que acabaram por criar os planetas terrestres que orbitam o Sol atualmente.

No estudo, divulgado esta semana na revista Nature Communications , a equipe explicou que, caso as últimas descobertas fossem confirmadas, o meteorito será considerado o único remanescente conhecido de um desses planetas misteriosos. E, com isso, dará aos cientistas uma abertura para adentrarem as condições cósmicas que prevaleceram na história do Sistema Solar.