A estrela fotografada pelo Hubble foi batizada de MACS J1149+2223 Lensed Star 1 e apelidada de Icarus pelos cientistas
Reprodução/Universidade do Minnesota via The Guardian

O telescópio Hubble, um dos grandes avanços da astronomia dos últimos tempos, conseguiu um novo feito: de acordo com o The Guardian , ele capturou imagens da estrela mais distante já observada, a mais de nove bilhões de anos-luz da Terra.

Leia também: Nasa revela possibilidade de vida alienígena nas nuvens de Vênus; entenda

A descoberta foi anunciada pelo doutor Patrick Kelly e sua equipe, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Segundo o cientista, a luz capturada pelo Hubble foi emitida pela estrela Icarus, ou MACS J1149+2223 Lensed Star 1, quando ela estava a mais de nove bilhões de anos-luz da Terra. Porém, é provável que, hoje em dia, o corpo celeste não exista mais: acredita-se que ela morreu e se tornou um buraco negro ou uma estrela de nêutrons.

O acontecimento é muito importante porque estrelas tão distantes como Icarus costumam aparecer fracas demais para serem identificadas de forma individual, por aparelhos astronômicos. Até então, elas só tinham sido fotografadas quando explodiam na forma de supernovas. Como isso não aconteceu com Icarus, a descoberta se tornou um feito histórico.

“Ela está mais de 100 vezes longe da estrela individual mais distante que podemos observar”, explicou Kelly, que também ressaltou outra curiosidade: olhar para a foto de Icarus é como olhar para o passado, para cerca de três quartos do “caminho” até o Big Bang.