Em estudo, Nasa expôs que matérias da biologia terrestre podem sobreviver dentro das nuvens ‘rodopiantes’ de Vênus
Projeto Magellan/JPL/NASA

Um estudo desenvolvido pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) trouxe à tona, mais uma vez, a discussão acerca da possibilidade de existência de vida extraterrestre. No entanto, dessa vez, a hipótese mira em um lugar ainda mais inusitado: as nuvens giratórias de Vênus. Segundo o Daily Mail , as desconfianças começaram após astrônomos identificarem manchas escuras nas nuvens do planeta, o que representariam resquícios de elementos microbianos.

Leia também: Estação espacial chinesa retorna à Terra, pega fogo e cai no Oceano Pacífico

No estudo – realizado em conjunto entre os pesquisadores da Universidade de Columbia e do Instituto de Ciência Planetária de Tuscon, Estados Unidos – a equipe da Nasa  indicou, por meio de análises comparativas, que matérias da biologia terrestre poderiam sobreviver dentro das nuvens ‘rodopiantes’ de Vênus, o segundo planeta mais próximo ao Sol.

“Para testar as ideias aqui apresentadas, evidenciamos a necessidade de um estudo químico, bioquímico e microbiológico integrado, com foco na sobrevivência e na espectroscopia de microrganismos terrestres sob as condições das nuvens de Vênus", informaram os cientistas no artigo.

Calor em Vênus prejudica estudo da Nasa

De acordo com os grupos de pesquisa, as amostras coletadas no planeta devem ser trazidas para a Terra, já que necessitam de uma análise mais aprofundada.  Eles ressaltaram que, por estar próximo do Astro Rei, Vênus é rochoso e possui temperatura escaldante, o que pode dificultar nos resultados estimados. Além disso, tem uma atmosfera preenchida com ácido sulfúrico mortal, que também é um agravante para a conclusão do estudo.