Segundo Stephen Hawking, humanos não sobreviverão a não ser que encontrem uma forma de viver no espaço
Youtube/Reprodução
Segundo Stephen Hawking, humanos não sobreviverão a não ser que encontrem uma forma de viver no espaço

Os humanos precisam deixar a Terra dentro dos próximos 100 anos se quiser garantir a sobrevivência da espécie, sentenciou Stephen Hawking. De acordo com o renomado físico teórico, a vida no planeta está cada vez mais em risco de extinção.

Leia também: Alô, marciano! Cientistas descobrem como criar tijolos com o solo de Marte

Em um novo documentário, Stephen Hawking avisa que, conforme o nosso mundo se torna menos adequado para a vida – o que deve acontecer ao longo do próximo século –, as próximas gerações precisarão encontrar uma forma de existir no espaço.

Como parte do documentário “Expedição Nova Terra”, que estreia em junho no Reino Unido, Hawking viajou ao redor do mundo para descobrir como poderíamos sobreviver no espaço. Ele alega que o tempo da vida humana aqui está acabando e que, por isso, precisamos nos antecipar e criar nosso futuro em outro lugar.

“Avanços recentes em cosmologia foram conquistados, onde a visão do nosso universo é ininterrupta, mas precisamos continuar indo ao espaço em nome do futuro da humanidade”, disse o professor em novembro de 2016.

Leia também: Pela primeira vez, audiolivro é transmitido para humanos e "alienígenas"

“Eu quero encorajar o interesse público no universo, e estou recebendo meu treinamento desde cedo”, disse Hawking, que aceitou convite para viajar ao espaço  dentro da aeronave Ride Virgin Atlantic.

Hawking já havia descrito seu ponto de vista sobre o futuro da viagem espacial no posfácio do livro “How to Make a Spaceship” ("Como fazer uma nave espacial", em tradução literal). “Eu acredito que a vida na Terra está em risco crescente de ser extinta por um desastre, como uma guerra nuclear, um vírus com modificações genéticas ou outros perigos”, escreveu.

Ele defende, dessa maneira, que a espécie humana não terá futuro a não ser que vá ao espaço. “Lembrem-se de olhar para as estrelas, lá em cima, e não para seus pés, lá embaixo”, disse em uma palestra aos estudantes da Universidade de Oxford, onde também se formou.

Leia também: "Alienígenas podem ter habitado a Terra antes de nós", defende cientista

Teoria M

Atualmente, o físico teórico está trabalhando para provar que a origem do universo obedeceu às leis da física, conforme aponta o que os físicos modernos chamam de teoria M. O, um conglomerado de teorias que incorpora a relatividade de Einstein e a teoria quântica.

“É a única unificação de teorias que tem todas as propriedades que acreditamos que precisam estar presentes na teoria final”, explicou Stephen Hawking. “Se estivermos certos, poderemos nos livrar da noção de que o tempo teve um início, de forma semelhante a de como resolvemos o problema do limite da Terra”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!