As condições meteorológicas deste sábado (30) indicam chuvas intensas e permanência de calor em diversas regiões do país. Tempestades também estão previstas para o Sudeste, com destaque para São Paulo, no qual o Inmet emitiu alerta laranja, e no Centro-Oeste, onde ocorrerão pancadas rápidas e isoladas.
No Sul, a intensidade das chuvas diminuiu no Rio Grande do Sul, mas tempestades continuam afetando Santa Catarina e Paraná.
Regiões afetadas e volumes previstos
No Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar volumes de chuva acima de 100 mm em pontos isolados, acompanhados por alta densidade de raios à tarde.
Já no Sudeste, chuvas abrangem todos os estados, incluindo Minas Gerais e Espírito Santo.O Inmet emitiu alerta laranja para o estado de São Paulo.
No Centro-Oeste, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás terão pancadas localizadas.
Norte com chuvas intensas e temperaturas elevadas
No Norte, a previsão inclui chuvas intensas no Acre, Rondônia e Tocantins, com ventos de até 60 km/h. No sul do Pará e Amazonas, as chuvas serão mais concentradas, enquanto Roraima e Amapá terão pancadas isoladas e céu nublado.
A temperatura na região varia entre 23°C em Rio Branco e 37°C em Manaus, com umidade entre 50% e 95%.
Cenário do Nordeste
No Nordeste, o céu apresenta variabilidade, com nuvens mais densas no sul do Maranhão e oeste da Bahia, onde são esperadas chuvas intensas. No litoral baiano e no sul do Piauí, há previsão de precipitações.
A região terá temperaturas mínimas de 22°C em Maceió, Aracaju e Salvador e máxima de 38°C em Teresina, com umidade entre 25% e 90%.