O estado de São Paulo , incluindo a região metropolitana, tem alerta máximo para a possibilidade de tempestade nesta terça-feira (6), em especial durante a tarde e parte da noite, alerta o Climatempo. A empresa de meteorologia prevê volumes de chuva elevados por conta de fortes temporais no litoral sul de São Paulo, Baixada Santista e Serra do Mar, além de municípios mais próximos.
Durante a madrugada e parte da manhã, também houve pancadas de chuva em pontos isolados do interior de São Paulo, como nas regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Bauru, Itapetininga, Registros e no litoral.
A instabilidade se deve ao corredor de umidade, calor e a formação de uma baixa pressão atmosférica que começou na segunda-feira (4). A Climatempo está monitorando a possibilidade de a instabilidade ser caracterizada como ciclone tropical.
A partir de quarta-feira (7), as instabilidades ainda ocorrem pelo estado de São Paulo. Os acumulados de chuva já não estarão mais tão elevados e, no decorrer da semana, a intensidade das precipitações também devem diminuir gradualmente.
De forma geral, grandes áreas de instabilidade continuam organizadas sobre o Brasil, espalhando muita nebulosidade e chuva sobre quase todo o país, com exceção do Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, uma massa de ar quente e seco ganha força, o que leva a diminuição da nebulosidade e o aumento da temperatura.