
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) participam, nesta terça-feira (4), da abertura do Summit Agenda SP+Verde, um evento pré-COP30 no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste da capital.
Durante a cerimônia de abertura, o governador assinou um decreto para a criação do Parque Estadual do Morro Grande, em Cotia e Ibiuna. O parque possui 10 mil hectares e mais de 260 espécies.
"É interessante ter um parque tão exuberante, tão bonito espremido entre áreas tão densamente povoadas".
Disse Tarcísio, que em seguida enumerou as medidas que seu governo tomou para o desenvolvimento sustentável e completou:
"Vamos em frente, que o futuro que vem aí é um futuro verde".
Outros três documentos também foram assinados pelas autoridades presentes: Uma carta de intenções para a cooperação na agenda climática entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o decreto do Orçamento Climático municipal de São Paulo, além de dois acordos entre a Cetesb e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e entre a Cetesb, Florestar SP e Visiona Tecnologia Espacial para o uso de satélites em questões ambientais.
Em sua fala, o prefeito Ricardo Nunes enfatizou as conquistas do município em direção a uma gestão ambientalmente responsável, como a transição da frota de ônibus a diesel para ônibus elétricos e a utilização do biometano em caminhões de lixo. Segundo Nunes, esse processo deve ser feito levando em conta a geração de empregos e a responsabilidade econômica:
"Não da para falar em preservar o meio ambiente sem falar de dinheiro. Responsabilidade fiscal tem tudo a ver com meio ambiente, se não, é conversa fiada".
O evento, que segue até quarta-feira (5), reúne cerca de 10 mil pessoas em São Paulo para debater sobre desenvolvimento sustentável e economia verde. A agenda ocorre no contexto da COP30, que será realizada a partir do dia 10 em Belém (PA).
Veja mais: 37 países ainda negociam hospedagem para a COP30
Organizado pelo Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP), o Summit tem sido palco para o anúncio de novos acordos de cooperação para acelerar a transição energética, preservar a biodiversidade e fortalecer a resiliência hídrica.
O encontro tem quatro eixos temáticos:
- Finanças Verdes;
- Resiliência e Futuro das Cidades;
- Justiça Climática e Sociobiodiversidade;
- Transição Energética e Descarbonização.
O painel de abertura, um debate com "Nova Visão da Economia Verde", conta com a presença de Tarcísio, do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel e moderação de Joaquim Leite, ex-ministro do Meio Ambiente.
No painel, os governadores conversaram sobre novas tecnologias e medidas públicas para aliar o desenvolvimento à preservação do meio ambiente. Na ocasião, Tarcísio classificou o Brasil como uma potência agro ambiental:
"O Brasil é uma potência agro ambiental, o produtor percebeu que se ele preservar vai ter maior rendimento na produção. Tendo maior rendimento ele tem um incentivo para preservar"
Além das autoridades, o evento apresenta 500 palestrantes, entre eles executivos e especialistas nacionais e internacionais, como Jennie Cato (Scania), Luz Stella (Colombian Natural Gas Association), Katerina Elias-Trostmann (Salesforce), Wolfgang Dieker (SAP), Alberto Mina (MIND de Milão) e a secretária estadual de Meio Ambiente, Natália Resende.
Veja fotos do evento:
Summit Agenda SP+Verde:
- Data: 4 e 5 de novembro de 2025
- Horário: das 9h às 21h
- Local: Parque Villa-Lobos - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros - São Paulo/SP
- Entrada gratuita
- Programação completa e inscrições: www.agendaspmaisverde.org.br



