A Defesa Civil comunicou que continuará de prontidão este domingo (19) para atender ocorrências em caso de danos causados por chuvas e tempestades com rajadas de ventos nas regiões da grande São Paulo, interior e litoral do estado.
A previsão de tempestades para esse fim de semana mobilizou órgãos municipais e estaduais para minimizar impactos das chuvas, após uma onda de calor recorde que atingiu São Paulo e outras regiões do país.
São Paulo é um dos 2.018 municípios com aviso de tempestade e perigo potencial, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste . O instituto também fala em ventos que podem chegar a 60 km/h.
Segundo o Inmet, a chuva pode ficar de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
De acordo com o CGE, houve uma pequena queda na temperatura neste sábado, chegando a uma média de 28°C. Já na madrugada a temperatura pode ficar nos 19°C.
Danos pela chuva no interior do estado
Há previsão de ventos de até 60 km/h, de acordo com a Defesa Civil. Ventos intensos, segundo o órgão, já foram registrados, entre a última sexta (17) e este sábado, nas regiões de Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Vale do Paraíba e na Capital.
Alguns estragos derivados da chuva e dos ventos foram vistos em Itapeva (a 290 km da capital), onde houve quedas de árvores, destelhamentos e desabamentos. Duas escolas públicas sofreram danos, e parte da estrutura de um aeroclube desabou.
Quanto às estradas, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que houve interdição total da rodovia Benedito Pascoal de França (SP 165), na altura do km 98, em Pariquera-Açu —não há opção de desvio.
Também houve bloqueios, porém parciais, nos seguintes pontos: km 7 da rodovia Aparício Biglio Filho (SP 281), em Itararé; km 118 da Padre Guilherme (SP 79), em Piedade; e km 3 e 10 da José Padovan (SP 459/230), em Pariquera-Açu.