Mapa mostra regiões abrangidas pelo alerta de tempestade
Reprodução/Inmet/OpenStreetMap
Mapa mostra regiões abrangidas pelo alerta de tempestade

A Defesa Civil de São Paulo alertou que este sábado (18) será o dia com  temporal mais intenso do fim de semana. Por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o órgão emitiu alerta de tempestades e rajadas de vento intensas, nesta quarta-feira (15), com validade entre sexta-feira (17) e domingo (19).

As chuvas mais intensas estão previstas para as 16h desta tarde. A região do Vale do Ribeira e do Paraíba devem ter chuvas de 150mm. Em termos de comparação, a tempestade do último dia 3, que deixou a capital mais de uma semana sem luz, foi de 30mm.

As rajadas de vento poderão variar entre 60 e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h. No último dia 3, foram verificadas rajadas de 103 km/h em Congonhas e 150 km/h no Porto de Santos.

Segundo a Defesa Civil, cerca de cinco mil agentes serão mobilizados em 177 municípios

A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria criarão condições para pancadas de chuva forte no Estado de São Paulo. Além disso, existem condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas.

Já para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, acumulados devem ser de 100 mm. Em São José dos Campos, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira de até 150mm. Baixada Santista, 120 mm. Para as regiões de Presidente Prudente, Marília e Bauru, a previsão é de chuva com acumulados de até 90 mm. São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara, 80 mm. E para as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, 70 mm.

A Defesa Civil recomenda que sejam evitadas áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores.

"Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências", diz o documento. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!