Linha 9-Esmeralda, em São Paulo
Twitter @DiariodaCPTM - 03.10.2023
Linha 9-Esmeralda, em São Paulo

A circulação de trens Linha 9-Esmeralda, que é da concessão da ViaMobilidade, foi  paralisada por volta das 14h10 desta terça-feira (3), após apresentar problemas técnicos. A falha foi vista no sistema de energia da linha, que gerava algumas 'mini explosões' todas as vezes que o trem passava. 

A paralisação viralizou nas redes sociais, pelo fato de o transporte de São Paulo viver justamente nesta terça  greves anti-privatização dos Metrôs, trens da CPTM e a Sabesp . Vale ressaltar que a Linha 9-Esmeralda faz parte de uma concessão privada da ViaMobilidade.

A Linha 9-Esmeralda não está entre as estações que estão em greve, trabalhando normalmente até o momento da falha. A deputada Erika Hilton chegou a explicar em suas redes que a paralisação não possui ligação com os movimentos praticados pelos sindicalistas.

Nas imagens, é possível ver fumaça saindo do teto dos vagões, que estão indo sentido Osasco. Após alguns metros, o trem parou, gerando um susto nos passageiros.

A parada abrupta do trem fez com que as pessoas tivessem que se dirigir ao primeiro vagão para conseguir desembarcar na plataforma em segurança. A operação ficou paralisada entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré, chegando a afetar a integração com a Linha 4-Amarela.

Para suprir a demanda, o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) foi acionado, direcionando ônibus para suprir o trecho, mas ainda não há informações de normalização. A causa ainda não foram identificadas.

"Devido à falha no sistema elétrico, às 13h58, a circulação dos trens entre as estações Morumbi e Villa Lobos-Jaguaré, da Linha 9-Esmeralda, está paralisada. Ônibus do sistema PAESE foram acionados para atender o trecho. A operação está normal entre as estações Mendes-Vila Natal e Morumbi e no trecho entre Villa Lobos-Jaguaré e Osasco. Os passageiros estão sendo orientados pelos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) nos trens e estações. Técnicos da ViaMobilidade atuam para apurar as causas da falha e para normalizar a operação”, disse a concessionária em Nota.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!