Prefeitura de SP instala grades na praça Princesa Isabel
Agência O Globo
Prefeitura de SP instala grades na praça Princesa Isabel


A prefeitura da cidade de São Paulo  instalou, nesta semana, grades que separam o chamado "fluxo" de usuários de droga na Praça Princesa Isabel. A chamada 'Cracolândia' está instalada no local desde o mês passado. A divisão se dá, aproximadamente, no centro da praça. Com a mudança, os usuários ocupam a área próxima ao Monumento a Duque de Caxias.

Enquanto os usuários estão separados em uma parte específica do descampado, área desocupada passa por trabalhos de limpeza e revitalização. O subprefeito Sé, Marcelo Salles, afirmou à TV Globo que as grades foram instaladas com a função de debelar o risco de que usários sejam atingidos por máquinas de grande porte que realizam trabalhos no local.

As movimentações para revitalizar o entorno foram iniciadas em março. Procurada pelo GLOBO, a prefeitura não comentou o caso até a publicação da reportagem.


A área em reforma está próxima ao que será o futuro Hospital Pérola Byington, anunciado pelo ex-governador João Doria antes de deixar o Palácio dos Bandeirantes, com a intenção de concorrer à Presidência da República.

No local em que ficaram aglomerados, os usuários acumulam-se em tendas e barracas . Além de ações de limpeza, o local foi recentemente alvo de operações policiais. Na última quinta-feira, por exemplo, a Polícia Civil prendeu cinco pessoas durante a 6ª etapa da fase 5 da Operação Caronte, que mira o combate ao tráfico de drogas no entorno.

A instalação dos usuários no local, há um mês, se deu após uma estratégia da Polícia Civil de São Paulo, que dificultou a atuação do tráfico de drogas na região justamente por prender traficantes do entorno.

Com a mudança, o chamado "fluxo", antes concentrado no quadrilátero entre as alamedas Cleveland, Dino Bueno, Nothmann e a rua Helvétia, foi gradativamente migrando à Princesa Isabel.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!