Foi apreendido nesta sexta-feira (24) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, um adolescente de 17 anos que planejava um atentado em uma escola da capital fluminense. A investigação foi promovida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), ao qual identificou o jovem.
O mandado de busca e apreensão faz parte da Operação Liberation. Além deste jovem, foi cumprido um outro mandado na casa de um adolescente em Realengo, na Zona Oeste da capital, ao qual também havia compartilhado vídeos do jovem apreendido na internet.
Com o adolescente, os policiais encontraram os planos para o atentado contra alunos e professores de uma escola no Centro, com data marcada para o dia 20 de abril, dia que completam 24 anos do massacre de Columbine. Ele dizia, em vídeos publicados, que havia estudado o caso e sempre demostrava admiração e inspiração.
Os agentes informaram que o jovem divulgava informações do ataque na internet, juntamente com apologia ao nazismo. Os policiais ainda descrevem o garoto como contendo um perfil introspectivo, e afirma que nos vídeos publicados, já fazia ameaças aos alvos do atentado.
As investigações seguem para entender se o jovem agiria sozinho. Entretanto, no material apreendido, o adolescente afirmava que teria a ajuda de outros três amigos.