Alunos assustados em Escola municipal da Vila Kennedy
Reprodução
Alunos assustados em Escola municipal da Vila Kennedy

Moradores da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, relatam um intenso tiroteio na comunidade desde o início da tarde desta terça-feira. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram policiais militares e um blindado da corporação circulando pela favela, em meio ao som de disparos. O confronto acontece na região conhecida como Metral.

Uma das imagens viralizadas na internet mostra o socorro a uma pessoa ensaguentada, apontada como um líder religioso local. "Olha aí o que fizeram com o pastor", diz uma voz feminina ao fundo, que continua: "Já vieram dando tiro".

O homem foi identificado como Luan Maycon Pereira Alves. Ele foi levado, em um primeiro momento, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Keneddy, e depois transferido para o Hospital municipal Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde (SMS), o "o estado de saúde do paciente é estável".

Também circulam pelas redes fotos que mostram alunos abaixados em uma sala de aula da Escola Municipal Café Filho, situada dentro da comunidade. No registro, aparecem pelo menos dez crianças e adolescentes abraçados em um canto do cômodo, entre cadeiras e mesas.

A Secretaria municipal de Educação (SME) informou que, "em razão de instabilidade na região de Vila Kennedy, localizada próximo à Avenida Brasil, alguns responsáveis estão indo buscar seus filhos". A pasta afirmou, porém, que as unidades seguem em funcionamento, e que "a situação está controlada nesse momento".

"É importante lembrar que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, instituiu o Programa Acesso Mais Seguro em unidades localizadas em áreas de conflito", acrescenta o texto enviado pela SME. "O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco", prossegue a nota, que arremata: "Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado".

Procurada, a Polícia Militar ainda não se pronunciou sobre o episódio.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!