Elisane Rodrigues foi encontrada morta com sinais de golpes de faca
Reprodução/Câmara Municipal de Formigueiro
Elisane Rodrigues foi encontrada morta com sinais de golpes de faca


A vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), de 49 anos, foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (17) com marcas de  facadas pelo corpo, em uma estrada de terra no interior de Formigueiro, município da região central gaúcha.

O corpo da parlamentar estava ao lado de seu carro. Elisane tinha  ferimentos no tronco e um corte profundo no pescoço. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) ao Portal iG.

A polícia acredita que o crime tenha acontecido horas após uma sessão parlamentar na Câmara Municipal na noite de segunda-feira (16). Elisane era a única mulher entre os nove vereadores do município.

Investigações

Uma das hipóteses trabalhadas nas investigações é de que a vítima foi atraída ao local por pessoas conhecidas. Ao iG, o delegado responsável pelo caso, Antônio Firmino, afirmou que já há suspeitos para o crime.

O delegado informou que a presença de sangue no para-brisas e no banco indica que o ataque começou dentro do carro. Os investigadores acreditam que a vereadora foi morta durante a madrugada.

Apesar de nenhum pertence ter sido levado, não está descartado a hipótese de latrocínio. O corpo foi encaminhado para Santa Maria, cidade próxima, onde passará por perícia.

"Há várias linhas de investigações e nenhuma motivação está descartada. Todos os esforços estão sendo feitos no sentido de se apontar a autoria e prender os autores o mais rápido possível" , contou Firmino ao iG.

A Delegacia de Polícia de Formigueiro recebeu reforço de mais agentes, por parte da Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria-RS, do delegado Regional Sandro Maineez, para auxiliar no caso.

Quem foi Elisane?

Eleita pelo PT pela primeira vez em 2024, Elisane era reconhecida pela atuação na saúde pública, na defesa dos direitos das mulheres e da comunidade quilombola.

A parlamentar era técnica em enfermagem e auxiliar de análises clínicas. Em março deste ano, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o Prêmio Mulheres de Luta 2025, ao lado de outras lideranças femininas do estado.

O presidente da Câmara no município, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), lamentou a morte da vereadora e cobrou justiça. "Mesmo ainda impactados pela notícia, desde já, nós nos somamos aos familiares, amigos e colegas de trabalho no pedido por justiça e por punição ao responsável por esse crime bárbaro" , disse em nota.


O município de Formigueiro tem cerca de 6.700 habitantes. A prefeitura decretou três dias de luto oficial.

O Portal iG entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para mais informações sobre o caso. A reportagem será atualizada assim que tivermos um retorno.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!