
Uma mulher foi atacada por um cão da raça pitbull na praça Kennedy, em Santo André, na região do Grande ABC paulista. O caso ocorreu enquanto ela passeava com sua cachorra, um bulldog de pequeno porte.
Segundo relato prestado à polícia, a mulher informou que tinha conhecimento de que havia um pitbull solto no espaço destinado a animais dentro da praça e, por isso, decidiu contornar a área por fora.
No entanto, o cão escapou por uma brecha na grade de proteção e avançou diretamente sobre o bulldog. Ao tentar proteger sua cadela, a mulher foi mordida pelo pitbull e sofreu ferimentos nos braços e nas mãos.

Ela foi encaminhada a uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento médico e realizou exame de corpo de delito. De acordo com a vítima, o pitbull estava solto, sem coleira e sem focinheira no momento do ataque.
O caso foi registrado na delegacia de Santo André. A mulher defende que o tutor do animal seja responsabilizado pela agressão.
A reportagem do Portal iG entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que enviou a seguinte nota:
"Uma mulher de 49 anos foi mordida na mão por um cachorro na tarde de segunda-feira (3), na Praça Presidente Kennedy, localizada no bairro Jardim Bela Vista, na cidade de Santo André.
A vítima compareceu à delegacia na tarde do dia seguinte e relatou que passeava com seu cão quando foi surpreendida por outro animal, que escapou por baixo da grade de proteção de um cachorródromo e atacou seu cachorro. Ao tentar intervir, ela também acabou sendo mordida.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Santo André como lesão corporal culposa e omissão de cautela na guarda de animais. Por se tratar de crime de ação penal condicionada, a vítima foi orientada sobre o prazo legal para eventual representação contra o tutor do animal."
Pitbull tem que usar focinheira
Em São Paulo, quem tem um pitbull precisa usar alguns cuidados na hora de passear com o animal.
A focinheira é obrigatória em locais fechados de uso público, como shoppings, eventos ou espaços com muita gente.
Já nas ruas e praças, o cão deve estar sempre com coleira, guia curta e enforcador.
Essas regras existem para garantir a segurança de todos, inclusive do próprio animal.
Quem não seguir pode levar multa, e qualquer pessoa pode chamar a polícia se vir um pit bull sendo conduzido de forma incorreta.