Estação Varginha foi inaugurada nesta segunda (27)
Divulgação
Estação Varginha foi inaugurada nesta segunda (27)


Após 24 anos de espera, a região do Varginha, no extremo sul de São Paulo, finalmente deverá contar com uma estação de trem. Pelo menos essa é a promessa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), anunciada nesta segunda-feira (27).

Publicidade

Para muitos moradores, essa conquista representa um marco histórico e uma mudança na qualidade de vida.

E para afirmar isso com tanta convicção, eu coloco a minha história à frente.
Por isso, antes de falar sobre o impacto desse projeto, preciso me apresentar: meu nome é Naian Lucas, tenho 28 anos, sou repórter do Portal iG – Último Segundo e moro em Pereira Barreto, no interior de São Paulo, desde 2016.

Natural do Tucuruvi e criado no bairro da Mooca, sempre tive uma forte ligação com a região do Varginha, especialmente por conta da minha família materna. 
Minha vódrasta, Olga, comprou um terreno na área, no final dos anos 1990, quando ainda não havia sequer asfalto na rua.

Estação Varginha na década de 1990
Reprodução
Estação Varginha na década de 1990


O único transporte disponível era pela estação de trem, inaugurada em 1992, que conectava Imperatriz Leopoldina até Evangelista de Souza, no alto da serra. Em 2001, foi desativada pelo governo paulista.

Publicidade







Publicidade


De lá para cá, a região do Varginha passou por transformações. Hoje, as ruas são asfaltadas, existem terminais de ônibus e o comércio local está em plena expansão. O CEU (Centro Educacional Unificado) e grandes hipermercados também fazem parte do cenário atual, com um fluxo considerável de pessoas que se deslocam até o Grajaú.

Lembro que, ao deixar a Mooca em 2010 para morar no Varginha, minha vódrasta comentou que uma estação de trem estava nos planos para a região. Sim, 14 anos atrás...

Em 2011, a discussão virou realidade, com a confirmação da expansão da linha que ligaria as estações Vila Natal, Varginha e Parelheiros. A desapropriação do terreno ocorreu em 2013 e a esperança da população foi renovada.

Pessoalmente, acompanhei de perto esse processo. Nos anos seguintes, enquanto estudava no SENAI de Santo Amaro, as viagens diárias entre a região e a escola eram uma maratona. Pegava o trem na Estação Santo Amaro, descia no Grajaú e ainda precisava pegar uma perua para completar o trajeto até o Varginha, onde morava.

Terminal Varginha
Reprodução
Terminal Varginha


Para se ter uma ideia, o trajeto de carro do SENAI até a casa da minha mãe é de 31 minutos. Já usando transporte público, o tempo é de aproximadamente 1h15.

Às vezes, o trânsito e o atraso das peruas tornavam esse trajeto ainda mais cansativo. Agora, com a nova estação em funcionamento, a previsão é que estudantes, como fui um dia, possam realizar esse percurso com muito mais agilidade, chegando em casa bem mais cedo.

A estação Varginha trará conforto e praticidade para os moradores, que poderão se deslocar com mais facilidade, sem depender de múltiplas baldeações. A nova estrutura permitirá, inclusive, que muitos cidadãos cheguem a pé ao terminal, evitando a espera nas paradas de ônibus.

Falei com a minha mãe, que me disse as seguintes palavras: “Vai facilitar muita coisa, né? Agora falaram que terá um estudo para levar até Parelheiros. Tomará que dê certo”. A voz era de satisfação, porque a espera foi longa.

Embora a estação já traga melhorias para a vida de muitos, a situação de quem mora em Parelheiros e Vargem Grande ainda precisa ser resolvida. Caso a Estação Parelheiros saía realmente do papel, muita coisa irá melhorar.

Terminal de Parelheiros
Reprodução
Terminal de Parelheiros


Enquanto o projeto não é finalizado, para esses moradores, será necessário continuar dependendo de ônibus para chegar ao terminal, o que representa mais tempo perdido no trânsito.

Com um trem na região, o acesso ao transporte público será mais eficiente, proporcionando mais conforto e rapidez para pessoas que, durante anos, foram negligenciadas nas questões de mobilidade.

A Estação Varginha, com certeza, trará benefícios não só para minha família, mas para todos que também vivem em Parelheiros, que seguirão na torcida para que a Linha Esmeralda seja esticada até lá. Como se diz por aí, "antes tarde do que nunca".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!