Lula e Biden
[email protected] (IG)
Lula e Biden

O Palácio do Planalto está em conversas com o governo dos Estados Unidos para organizar uma visita do presidente  Joe Biden à Amazônia no final deste ano. Biden estará no Brasil para a cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro em novembro, e há um esforço conjunto para que ele também faça uma parada no bioma amazônico, segundo o colunista Jamil Chade, do portal "UOL".

Caso a visita seja confirmada, seria uma validação da política ambiental do Brasil e um fortalecimento da posição de Lula como líder em questões ambientais. O governo brasileiro está empenhado em posicionar a Amazônia na rota dos principais líderes internacionais, ressaltando que a questão não é apenas ambiental, mas também abrange desenvolvimento econômico, tecnologia e a reafirmação da soberania na região.

O Portal iG está no BlueSky,  siga para acompanhar as notícias!

Na última segunda-feira (24), Biden e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontraram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU , em Nova York. Durante a conversa, Lula confirmou a intenção de levar Biden à Amazônia.

O governo brasileiro considera a visita de outro líder mundial, o presidente francês Emmanuel Macron, à Amazônia em março deste ano, como um sucesso. Assim, a inclusão de Biden na lista de líderes que visitam a região representaria uma agenda significativa e positiva.

Fontes dos Estados Unidos indicam que a visita de Biden à Amazônia seria benéfica para sua reputação, especialmente em um momento em que ele desistiu de concorrer à reeleição, permitindo que sua vice, Kamala Harris, dispute o cargo contra o ex-presidente Donald Trump.

Entretanto, a segurança é uma preocupação central para a concretização da visita. Além disso, a agenda precisaria ocorrer em um período em que queimadas e outros problemas ambientais estejam sob controle, evitando que uma viagem com intenções positivas evidencie crises maiores na região.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!