Imagem do teto do Santuário do Morro da Conceição, que desabou nesta sexta-feira (30)
Reprodução
Imagem do teto do Santuário do Morro da Conceição, que desabou nesta sexta-feira (30)

Na tarde desta sexta-feira (30), o teto do Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, desabou por volta das 13h30 durante uma distribuição de cestas básicas.

O colapso resultou na morte de dois homens, segundo informações da prefeitura do Recife. Entre os escombros e bancos da igreja, 25 pessoas ficaram feridas, conforme números atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde na noite de sexta-feira.

No momento do acidente, o santuário abrigava entre 60 e 70 pessoas. Imagens compartilhadas mostram o teto desmoronado sobre os bancos e testemunhas tentando socorrer as vítimas que ficaram no chão.

Os feridos foram encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta e para o Hospital da Restauração (HR). Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

A causa do desabamento continua sendo investigada. O incidente ocorreu 100 dias antes da Festa do Morro, uma celebração em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. O perfil do santuário no Instagram informou que a instalação das placas solares no teto da igreja foi concluída há seis dias.

O Corpo de Bombeiros enviou 32 militares ao local, com o apoio de 15 policiais militares. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil também estiveram presentes, conforme o Centro de Operações do Recife (COP).


Repercussão 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), manifestou seu pesar pelo acidente. Em uma nota, ela afirmou: "Acabo de saber do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife". 

E continuou: "Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos."

Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento.

O prefeito João Campos se manifestou, informando que está coordenando as ações da prefeitura no Centro de Operações (COP) para dar suporte ao ocorrido na Igreja do Morro da Conceição.

O padre Emerson Borges, reitor do santuário, expressou solidariedade: "O Santuário Nossa Senhora da Conceição se une aos moradores do nosso amado morro neste momento. De imediato, estamos ao lado das vítimas e de seus familiares, nossa prioridade. Equipes de socorro estão presentes numa força-tarefa em atendimento deste trágico acidente. Que as nossas orações sejam elevadas a Deus por intercessão da Imaculada Conceição."

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, afirmou por meio de nota que "Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento".

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também divulgou uma nota, lamentando o ocorrido e afirmando que a Arquidiocese oferece todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares.

"Em oração, nos unimos às famílias enlutadas e a todos os que foram afetados por esta tragédia. Que o senhor acolha as almas dos falecidos e conforte os corações dos que sofrem. A Arquidiocese de Olinda e Recife oferece todo o suporte necessário às vítimas e seus familiares, buscando trazer alívio e esperança em meio a esta dor", disse o clérigo.

Vídeos nas redes sociais mostram o resgate das vítimas dos escombros e o esforço das equipes de socorro. A estrutura havia passado por reformas recentes e incluía placas solares no teto, que foram instaladas há apenas seis dias.

Veja o vídeo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!