Com a conclusão da retirada dos corpos das 62 vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP)
, bem como a remoção dos motores e da cauda da aeronave para perícia, os próximos passos envolvem o envio dos destroços ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Cenipa prevê a divulgação de um relatório preliminar sobre as causas do acidente dentro de 30 dias.
Laís Marcatti, tenente do Corpo de Bombeiros, informou que o trabalho da corporação foi encerrado após a retirada dos motores e da cauda, que foram movidos para uma área mais acessível para a VoePass fazer o recolhimento e envio à perícia. Às 9h deste domingo (11), o Corpo de Bombeiros confirmou que a mobilização das equipes foi finalizada às 22h45 de sábado e que os escombros permanecem no local sob a responsabilidade do Cenipa.
O terreno, uma grande área gramada na residência onde a aeronave caiu, facilitou o trabalho das equipes, permitindo a movimentação de peças pesadas e acesso aos corpos. O capitão Maycon Cristo destacou que o terreno plano e gramado foi um fator positivo para o andamento dos trabalhos.
A análise preliminar indica que o avião caiu "chapado", com a área da cabine mais preservada, enquanto a destruição aumentou da metade da fuselagem para a cauda, devido ao incêndio. Vídeos gravados mostram a aeronave girando no ar e caindo sem controle, sugerindo um estol.
O Cenipa está analisando as caixas-pretas do voo 2283, que incluem o gravador de voz e o gravador de dados. Estes dados serão extraídos no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) em Brasília (DF). O capitão Marcelo Moreno, do Cenipa, mencionou que a investigação será dividida em fases, com o foco inicial na transcrição dos áudios e análise dos dados dos gravadores.
O trabalho contou com equipes especializadas que já atuaram em outras tragédias, como enchentes no Rio Grande do Sul e terremotos na Turquia. O coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, elogiou a experiência das equipes, o que ajudou a garantir a organização e eficiência dos trabalhos.
A Polícia Civil instaurará um inquérito na delegacia de Vinhedo para apurar todos os fatos relacionados ao acidente. O delegado titular da 1ª Seccional de Campinas, José Antônio Carlos de Souza, destacou a importância do compartilhamento de informações entre as instituições envolvidas para minimizar o sofrimento das famílias.
A Polícia Federal, representada pelo superintendente Rodrigo Sanfurgo, enfatizou o uso dos melhores equipamentos e profissionais e a dedicação ao trabalho até que todas as investigações sejam concluídas.
Cronologia do Acidente
O acidente com a aeronave da VoePass é o maior do país em número de vítimas desde 2007. A cronologia do voo é a seguinte:
- 11h56: Decolagem da aeronave.
- 12h23: Atinge 5 mil metros de altitude.
- 13h21: Início da perda de altitude, seguida por uma curva brusca.
- 13h22: Altitude cai para 1.250 metros, com velocidade de queda de 440 km/h.
- 13h26: O 'Salvaero' é acionado e encontra a aeronave acidentada dentro de um condomínio.
O que se sabe até agora
- Número de Vítimas: Inicialmente, a companhia aérea informou que 61 pessoas haviam morrido. No entanto, na manhã de sábado (10), o número de vítimas fatais foi atualizado para 62.
- Detalhes do Voo: O avião, que transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem ocorreu às 11h46 e o voo transcorreu normalmente até 12h20. Às 12h23, a aeronave havia atingido 5 mil metros de altitude e manteve essa altura até 13h21, quando começou a perder altitude.
- Momento do Acidente: Às 13h22, um minuto após o último registro, a altitude da aeronave era de 1.250 metros, marcando uma queda abrupta de aproximadamente 4 mil metros. A velocidade da queda foi registrada em 440 km/h.
- Impacto e Consequências: O avião colidiu com o quintal de uma casa no condomínio Residencial Recanto Florido, no bairro Capela. Felizmente, os moradores da residência saíram ilesos, e ninguém em solo ficou ferido.
O que ainda precisa ser esclarecido
- Causas do Acidente: As causas exatas da perda de altitude e da queda abrupta ainda estão sendo investigadas. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está conduzindo a investigação para determinar os fatores que levaram ao acidente.
- Condições Meteorológicas: A possibilidade de condições meteorológicas adversas contribuírem para o acidente ainda não foi confirmada.
- Equipamentos de Registro: As caixas-pretas da aeronave foram recuperadas e serão analisadas para fornecer mais informações sobre o ocorrido. A análise dos dados será crucial para entender o que causou a perda de controle da aeronave.
- Histórico da Companhia: Este é o primeiro acidente com a VOEPASS desde que a companhia se chamava Passaredo. A análise de histórico de manutenção e operação da companhia também será parte da investigação.