Nesta terça-feira (9), as temperaturas caíram nos estados do Centro-Sul do Brasil após a chegada de uma frente fria no final de semana. Segundo a previsão, deve haver uma queda significativa nos termômetros em todos os estados do Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste.
São Paulo, Rio de Janeiro e pedaços de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso também vão sofrer com o fenômeno.
A capital paulista tem previsão de chuvas para hoje e os termômetros devem bater no máximo 16ºC, de acordo com a Climatempo — o número é provavelmente a menor máxima do ano.
No Sul, as máximas devem ficar por volta dos 10ºC ou menos, com previsão de geada no Rio Grande do Sul e precipitação invernal — chuva congelada com pequenos flocos de neve — na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense.
Como vai ser o fim de semana?
Na próxima quinta-feira (11), porém, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem sofrer uma mudança mais expressiva de temperatura. Mas, na sexta (12), os termômetros voltam a cair, fazendo com que o fim de semana também seja gelado, por influência de uma nova frente fria.
As regiões mais ao norte do país (como Rondônia e Acre) também devem sentir uma queda na temperatura por conta de uma friagem, devido ao ar frio da região Norte que chega ao sul.
A partir do fim de semana, no entanto, o frio vai começar a aumentar também nesses lugares.
A frente fria também deve trazer chuva forte para o norte de Santa Catarina, partes do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do litoral paulista e paranaense, incluindo Santos, Paranaguá, Joinville (SC) e Dourados (MS).
Em outras partes de Mato Grosso e Goiás, porém, o tempo vai ficar mais estável, com chuva isolada no sul de Minas Gerais e em áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo até Rio Grande do Norte, e do Acre até o litoral do Ceará.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp