Avanço do Guaíba em áreas de Belém Novo, no extremo Sul de Porto Alegre, no mês de maio
Reprodução Twitter 27.09.2023
Avanço do Guaíba em áreas de Belém Novo, no extremo Sul de Porto Alegre, no mês de maio

nível do lago Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas, o que fez com que a prefeitura de Guaíba emitisse um alerta de risco para inundações em áreas de risco. A região tem clima instável desde o final de semana. 

"A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão", disse o órgão em nota.

Segundo informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o último registro ocorreu às 5h15, quando o lago estava em 3,41 metros. Esse nível começou a aumentar às 18h15, quando estava em 3,18 metros.

De acordo com a prefeitura de Guaíba, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre,  a cheia ocorreu devido à incidência de ventos nas direções Sul e Sudeste, o que represa a água do lago. O fenômeno deve continuar pelo menos até terça-feira (25).


Tempo no RS

A última semana de junho no mês de junho no Rio Grande do Sul deve ser de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo , segundo avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na segunda-feira (24), as chuvas serão mais fortes nas regiões noroeste, norte e serra, segundo a Climatempo. A previsão é de temporais e precipitação volumosa, com risco de transtornos significativos.

Já a parte oeste, campanha e sul do estado terão mais a presença do sol, apesar da variação de nuvens.

Na terça-feira (25), a campanha gaúcha ter geada e temperaturas em torno de 4 °C em Bagé. Nas Missões, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora. 

Já na quarta-feira (26), uma nova área de baixa pressão junto a uma frente fria devem levar chuva para grande parte do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (27), está prevista uma queda acentuada das temperaturas no estado do Rio Grande do Sul devido à retirada da frente fria em direção ao sudeste, permitindo a entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar sobre o sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) adverte para a queda das temperaturas em todo o estado até terça-feira (25). No norte do Rio Grande do Sul, a diminuição pode variar entre 3ºC e 5ºC. Na região sul, a previsão é de uma queda superior a 5ºC.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!