O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de "Perigo Potencial" devido à baixa umidade que atinge principalmente estados do Centro-Oeste e Sudeste nesta quinta-feira (13). Além disso, no Rio Grande do Sul, há previsão de retorno das chuvas fortes para a região a partir de sexta-feira.
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Tocantins são os estados que têm grandes porções de seus territórios sob a área de atuação do alerta do Inmet. Paraná, Piauí e Maranhão também podem ser afetados pelo fenômeno, que ocorre quando a umidade relativa do ar fica entre 30% e 20%.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, a ocorrência desse fenômeno na porção central do país é explicada pela atuação de um anticiclone, um sistema de ventos que giram em sentido anti-horário no Hemisfério Sul. Esse sistema favorece a baixa nebulosidade associada a temperaturas elevadas e baixa umidade.
Em relação às condições climáticas em algumas cidades, em Goiânia, esta quinta-feira deverá ter poucas nuvens, com temperaturas variando entre 13°C e 32°C. Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, há previsão de névoa seca durante a tarde, com os termômetros entre 19°C e 33°C. Já em Cuiabá, a máxima pode chegar aos 36°C, com céu com pouca nebulosidade.
No Sudeste, em São Paulo, o céu ficará com poucas nuvens, e as temperaturas variarão entre 14°C e 28°C, sem grandes variações ao longo do final de semana. No Rio de Janeiro, as temperaturas devem oscilar entre 14°C e 31°C nesta quinta-feira, com tempo firme e sem nuvens, segundo a previsão do Inmet, mantendo um cenário semelhante até ao menos domingo.
No Norte do país, nos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, o Inmet emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para a ocorrência de chuvas intensas, com validade até as 10h desta quinta-feira. Os acumulados podem chegar até 50mm/dia, com ventos de até 60km/h, havendo baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Chuvas retornam ao Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o estado permanece sem chuvas até sexta-feira, quando está previsto o retorno da precipitação. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, nesta quinta-feira, a nebulosidade na região já começará a aumentar devido à formação de uma frente fria, que deverá atuar na sexta-feira, principalmente durante a tarde e noite.
Ramos declara: "Não serão chuvas com volumes do final de abril para início de maio, mas elas vão até segunda e terça-feira".
Para esta quinta-feira (13), o Inmet prevê temperaturas entre 18°C e 30°C, com o céu encoberto por nuvens durante a tarde. Na sexta-feira, a mínima sobe para 20°C, com o dia permanecendo nublado. Durante o sábado e domingo, há previsão de pancadas de chuvas com trovoadas em Porto Alegre, onde as temperaturas devem variar entre 17°C e 25°C.
Os acumulados a partir de sexta-feira (14) podem chegar entre 60mm e 80mm, podendo atingir até 100mm. Na próxima terça, a precipitação deve se estender também para o oeste de Santa Catarina.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp