Movimentação de carros na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro
Tomaz Silva/Agência Brasil - 24/03/2024
Movimentação de carros na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro

A operação da Polícia Federal (PF), deflagrada neste domingo (24) , em conjunto com o Ministério Público do RJ (MPRJ) e com a Procuradoria Geral da República (PGR) que resultou na prisão de  Rivaldo Barbosa e dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão - indicados como mandantes - do assassinato de Marielle Franco recebeu o nome de Murder Inc.

Seguindo a tradição da PF de batizar suas ações com nomes inspirados em  contextos históricos importantes para a sociedade, a operação de hoje recebeu esse nome devido a um grupo de mesmo que nome que atuava em Nova York nos anos 1930, durante o período da lei seca nos Estados Unidos. 


Assassinos do Brooklyn 

Por conta da proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no país, o comércio ilegal cresceu e com ele, o crime organizado que controlava esse tipo de serviço, passou a disputar o poder entre si.

Dentro desse contexto, surgiu o Murder Inc ., grupo de assassinos de aluguel responsável por centenas de assassinatos em Nova York e região durante os anos 1930.

Esses assassinos eram contratados por chefes da máfia que faziam parte do Sindicato Nacional do Crime da época para exterminar quuem eles consideravam uma ameaça aos seus negócios. 

O processo era simples. Criminosos levavam uma queixa ao conselho do Sindicato contra mafiosos rivais. O conselho julgava e determinava a sentença.

Os Brooklyn Boys — mais tarde apelidados pela imprensa como Murder Inc (Assassinato S.A., em inglês) — eram contratados para aplicar a punição.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!