O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) , aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve viajar para Israel na próxima semana, após ter recebido um convite do primeiro-ministro do país judeu, Benjamin Netanyahu.
Freitas deve embarcar na próxima segunda (18) para Tel Aviv, assim como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), como informou nesta segunda-feira (11) o jornal Folha de S.Paulo.
A expectativa é de que os governadores tenham um encontro com familiares de reféns que permanecem sequestrados pelo grupo fundamentalista islâmico Hamas na Faixa de Gaza.
O governo de Netanyahu também convidou o governador Cláudio Castro (MDB), do Rio de Janeiro, mas ele ainda não confirmou presença.
Netanyahu ainda enviou uma carta convidando Bolsonaro para a viagem, mas o ex-presidente teve seu passaporte apreendido no mês passado, no âmbito da operação Tempus Veritatis, sobre uma tentativa de golpe de Estado.
A viagem de Freitas e Caiado acontece em meio a uma crise diplomática entre os governos de Netanyahu e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).