O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu a fala do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que disse estar sendo perseguido pelo governo. O petista afirmou que o “governo não manda na Justiça. Quem não deve não teme”.
"O ex-presidente falou uma grande asneira. O governo federal não manda na Justiça. A Justiça tomou uma decisão e a Polícia Federal cumpriu um mandado. Que as pessoas investigadas tenham o direito a presunção da inocência, direito que eu não tive. E quem não deve, não teme", disse Lula em entrevista à CBN Recife nesta terça-feira (30).
“Ele foi presidente da República. Ele tentou mandar na Polícia Federal. Trocava superintendente ao seu interesse. E eu acho que a Polícia Federal tem que ser respeitada. É a polícia do combate ao crime organizado. E acho que não deve exorbitar e fazer show pirotécnico. Que não deve destruir a imagem das pessoas antes de apurar”, acrescentou o presidente.
Operação contra a Abin
Lula também comentou sobre a operação da PF que investiga suspeitos de terem monitorado autoridades do Legislativo e Judiciário através da Abin . A investigação mira o segundo filho de Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos).
“O que eu espero é que as pessoas que estão sendo investigadas tenham o direito da presunção da inocência, que eu não tive. Acho que as pessoas que não devem, não temem”, disse Lula na entrevista.
Bolsonaro argumentou que desconhece qualquer pedido dos filhos sobre informações privilegiadas para o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem.