O embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou que cerca de 74 pessoas esperam a liberação para deixar a Faixa de Gaza e retornar ao Brasil.
O grupo é formado por brasileiros e familiares, que aguardam a abertura da passagem de Rafah, fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito.
A lista de pessoas será divulgada quando a relação for aprovada, explica o embaixador. A informação foi dada 60º dia de guerra, data que marca a ampliação da ofensiva israelense no território palestino. O governo brasileiro teve que remanejar os cidadãos presos em Gaza em novos abrigos após a ampliação da ofensiva.
O Ministério da Saúde de Gaza já informou que mais de 16 mil pessoas morreram desde o início da guerra, no dia 7 de outubro . O conflito iniciou após o grupo extremista Hamas promover um ataque terrorista contra o território de Israel, deixando mais de 1,4 mil mortos. Como resposta, o governo israelense iniciou uma contraofensiva.
Além dos mortos, o Hamas sequestrou mais de 200 pessoas, que foram mantidas como reféns pelo grupo extremista. Na última semana, após um acordo mediado pelo Catar, o Hamas e Israel tiveram um cessar-fogo e a troca de reféns , resultando em quase uma semana sem ataques.