Pesquisa do Instituto Fogo Cruzado aponta que no primeiro semestre de 2023 houve 1.784 tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro. O relatório foi divulgado nesta terça-feira (18) .
O número de tiroteios reduziu em 2,5% se comparado com o mesmo período de 2022, mas as vítimas aumentaram. De acordo com o instituto, a taxa de vítimas foi a maior dos últimos quatro anos.
De janeiro a junho de 2023, 1.112 pessoas foram vítimas de violência armada. Dessas, 581 morreram e 531 ficaram feridas. Nos primeiro semestre de 2022, foram 952 baleados, sendo 502 mortos e 450 feridos.
Os principais motivos para a explosão de tiroteios são as operações policiais e as disputas entre grupos armados. As cidades mais afetadas da região foram o Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São Gonçalo. No Rio, os bairros que mais sofrem com a violência armada ficam na Zona Oeste: Praça Seca, Vila Kennedy e Cidade de Deus.
FOGO CRUZADO
O Fogo Cruzado é um instituto que divulga dados abertos e colaborativos sobre violência armada nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, do Recife e de Salvador. Além de divulgar relatórios semestrais com esses dados, a instituição possui um app em que recebem e disponibilizam informações sobre tiroteios com checagem em tempo real.