
A vereadora Maryanne Mattos (PL), apresentou à Câmara de Vereadores de Florianópolis na última terça-feira (11), um projeto de lei para a criação do "Dia do Batman" na cidade. A ideia teria surgido por conta da comemoração do dia na cidade de Santos, no estado de São Paulo, no dia 17 de setembro.
Segundo o texto, a ideia é “homenagear o personagem, bem como, tratar da segurança pública do município”, instituindo o feriado na capital catarinense. Desta forma, a vereadora pretende utilizar da imagem do vigilante noturno da DC Comics para falar sobre o combate ao crime.
Ao Portal iG a vereadora disse que conheceu o Batman Floripa Oficial e a Turma do Batman, que fazem trabalho voluntário nos hospitais e nas escolas da capital. "O Batman trouxe essa ideia, pois mundialmente tem o Batman Day, que é um dia de comemorara história do personagem que luta contra a criminalidade, que faz um trabalho para enaltecer a justiça e os órgãos de segurança pública", diz a vereadora.
Mattos explica que foi então que surgiu a ideia de levar para Florianópolis o dia, para "favorecer a questão turística e do comércio", além de fomentar para que "as pessoas se reúnam para reviver os filmes do Batman, relerem os quadrinhos, e, claro, enaltecer principalmente esse projeto de voluntariado que é feito por pessoas anônimas como Batman".
Florianópolis é conhecida por possuir o Farol Santander. O prédio histórico está localizado no centro da cidade, e recebe o "bat-sinal" — holofote com o símbolo de um morcego, que representa o vigilante noturno, e que deve ser acionado quando há problema na cidade fictícia de "Gotham City".
No texto, Mattos levanta: "Destaca-se que por 80 anos, Batman ganhou muita popularidade como um personagem que reflete a justiça e se destaca na segurança pública. [..] Salienta-se que o Batman não tem superpoderes, em sua luta contra o crime, ele utiliza uma enorme coleção de equipamentos avançados, veículos extraordinários, seu cérebro privilegiado e técnicas de combate corpo-a-corpo”.
A proposta da vereadora foi anexada à lei Nº 10.482\2019, responsável pela instituição de datas comemorativas em Florianópolis. Mattos diz que, caso aprovado, "é uma oportunidade muito positiva para Florianópolis incentivar o voluntariado para inspirar as pessoas e para valorizar a questão do dia [do Batman]".
Além do "Dia do Batman", Mattos apresentou um projeto para que fosse determinado que todo o cabeamento elétrico e de telecomunicação da cidade fosse feito de forma subterrânea. Além disso, a vereadora diz que os projetos voluntários receberão uma honraria da cidade proposta por ela.