
Um casal que estava foragido, foi preso na tarde da última segunda-feira (05), em Roraima, pelos agentes policiais da Divisão de Inteligência e Captura de Roraima . Thaliny Nascimento Andrade , de 22 anos, e Francisco Félix de Lima , de 48 anos, eram procurados pela Polícia Federal. Eles são acusados dos crimes de exploração sexual de mulheres e menores, na região das terras indígenas do povo Yanomami — local tomado pelo garimpo ilegal.
O casal foi preso em uma casa na Zona Oeste de Boa Vista, capital do estado. A captura foi possível após uma denúncia anônima. Eles foram encaminhados a PF , local onde foi cumprido o mandado de prisão.
A PF tem cumprido mandados de busca e apreensão e de prisão temporária, desde março deste ano. Numa primeira ocasião, duas irmãs foram detidas e o casal conseguiu escapar.
Segundo as informações da instituição, o grupo operacionalizava um esquema em que enviava mulheres e menores para os pontos de garimpo ilegal para serem exploradas sexualmente . Para isso, eles utilizavam de perfis fakes nas redes sociais, e contatavam as vítimas, que depois seriam levadas por um motoristas até uma pista clandestina, e elas eram levadas de avião até o fim do percurso. No garimpo ilegal , elas viviam em situações precarizadas, e angariavam uma dívida de R$ 10 mil pelas despesas do transporte.
Em março, uma garota de 15 anos foi resgatada da quadrilha, junto a outras mulheres em uma embarcação. Ela estava desaparecida desde o dia 12 de fevereiro. A adolescente disse que o grupo teria contatado ela pelas redes sociais, com a proposta de ser cozinheira, mas que no dia seguinte foi levada de avião para a região, onde foi prostituída e vítima de violência física.