O presidente da Polônia, Andrzej Duda, anunciou nesta quinta-feira (16) que enviará reforços à Ucrânia nos próximos dias. Duda pretende fornecer quatro caças do modelo MIG-29 ao país, se tornando assim a primeira nação participante da OTAN a fazer isso.
"No que diz respeito às aeronaves MI-29, que ainda operam na defesa do espaço aéreo polonês, uma decisão foi tomada nos níveis mais altos. Podemos dizer com confiança que estamos enviando MIGs para a Ucrânia", afirmou o presidente polonês.
Duda ainda acrescentou que há "cerca de uma dúzia de MIGS que recebemos nos anos 90 da República Democrática Alemã e eles são funcionais e desempenham um papel na defesa de nosso espaço aéreo. Eles estão no fim de sua vida operacional, mas ainda funcionam".
Foi informado que também serão enviados quatro aviões ao país, que estão sendo preparadas para a entrega. "Vamos substituí-los por entregas de FA-50s sul-coreanos e F-35s americanos".
Na coletiva de imprensa, Duda estava juntamente ao recém empossado presidente da República Tcheca, Petr Pavel, em Varsóvia. Duda finalizou que "a República Tcheca e a Polônia são países que estão na vanguarda absoluta quando se trata de apoiar a Ucrânia, tanto em nível humanitário quanto militar".