Na manhã desta quinta-feira (2), o governo federal divulgou uma nova medida ambiental em meio à crise sanitária no território Yanomami , no estado de Roraima.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama , instaurou uma Sala de Situação e Controle para combater o garimpo ilegal na região. A nova portaria do órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima estabelece maior fiscalização da área.
A medida do Ibama está prevista para durar 180 dias, mas há a possibilidade de adotar um novo prazo caso as autoridades identifiquem a necessidade de estender a medida.
A ação foi protocolada pelo presidente substituto do instituto, Jair Schmitt, e será exercida da superintendência de Boa Vista, capital de Roraima.
A previsão é que, já nos próximos dias, a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) publique uma Ordem de Serviço nomeando o coordenador da Sala de Situação e Controle. Este é o registro que vai autorizar os funcionários a darem início às atividades de inspeção. O nome à frente do projeto poderá solicitar a formação de uma equipe para prestar apoio técnico e administrativo às operações contra garimpeiros irregulares.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.