A passagem de um segundo meteoro fireball foi registrado na madrugada desta quinta-feira (26) pelo Observatório Heller & Jung , de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre . O fenômeno acontece menos de 48 horas após de um outro bólido ser avistado no céu do Rio Grande do Sul na última terça (24).
O bólido de magnitude (brilho) -5,18 entrou na atmosfera a uma altitude de 93,3 km e se extinguiu sobre o sul da Lagoa dos Patos, a cerca de 120 km da capital. Veja o vídeo:
Segundo pesquisadores, foram cerca de 2,5 segundos de duração desde a entrada do meteoro até a sua extinção. Especialistas denominam como "fireball" por estes serem fragmentos de asteroídes ou cometas e terem um alto brilho.
O outro bólido avistado avistado no Rio Grande do Sul está semana estava a uma altitude de 104,9 km, na Região da Fronteira Oeste. Em Taquara, a magnitude registrada foi de -2,3 e a duração, 2,9 segundos. De acordo com Carlos Fernando Jung, um dos responsáveis pelo observatório, o meteoro desta quinta foi diferente do anterior, pois ele não se enquadra no fenômeno January Zeta Bootids.
“Após análise mais detalhada, foi possível determinar que esse meteoro pertence a outra chuva, menor, sendo um XI Arietids. Estes possuem uma velocidade de 29 km/segundo”, explica o especialista.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.