Lula participa de 7o encontro da Celac na Argentina (24.01.2023)
Reprodução
Lula participa de 7o encontro da Celac na Argentina (24.01.2023)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi celebrado na abertura da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) , em Buenos Aires, na Argentina nesta terça-feira (24)

O presidente da Argentina Alberto Ángel Fernández abriu os trabalhos da cúpula pedindo uma salva de palmas ao retorno do Brasil ao grupo de trabalho. A Celac é um grupo composto por 33 países da região latino-americana e caribenha  criado oficialmente em 2010.

O governo brasileiro do ex-presidente  Jair Bolsonaro formalizou em 2020 a decisão de suspender a participação do país na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O organismo internacional é composto por 33 países, mas não conta com a presença dos Estados Unidos.

Fernández discursou sobre os riscos que a democracia tem sofrido por representantes da extrema-direita no pós-pandemia em países latinos. 

"Acreditamos na democracia, que está em risco. depois da pandemia vimos representantes da extrema-direita colocando em riscos a constituição dos nossos povos. Vimos isso na bolívia, vimos a pouco a loucura invadir as sedes do governo de Brasília. E vimos aqui na argentina quando algúem tentou matar nossa ex-presidente", disse Alberto Ángel Fernández 

Agenda dos encontros dos chefes de estado da Celac

O primeiro compromisso do chefe do Executivo brasileiro será às 10h, na sessão de abertura da VII Cúpula da CELAC (Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O evento será realizado no Hotel Sheraton e, às 13h20, será feita a foto oficial no local. 

Por volta das 13h30 o petista participará de um almoço junto ao chefe do Executivo argentino, também no Sheraton. Às 15h ele comparecerá a uma audiência com o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, no Complexo Sheraton-Hotel Park Tower.

Na sequência o presidente brasileiro terá reuniões com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com o presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Os encontros terão início entre 15h30 e 16h30, e também serão realizados no Complexo Sheraton-Hotel Park Tower.

Os últimos dois compromissos de Lula serão a adoção da Declaração de Buenos Aires, às 17h00, e o encerramento da VII Cúpula da CELAC, previsto para 17h15.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!