O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais ( Inpe ), divulgou os dados sobre desmatamento da Amazônia . Segundo a pesquisa que avaliou os últimos 12 meses até julho de 2022, houve uma queda de 11,27%. Entretanto, o número permanece muito acima da média da última década.
Os dados mostram que ao todo foram desmatados 11.568 quilômetros quadrados. Mesmo com a queda, a marca mostra um número maior que os vistos de 2009 a 2020. Os números dados pelo Inpe possuem um grau de precisão muito maior que os vistos no sistema de alerta rápido Deter, que faz publicações semanais sobre o assunto.
O relatório responsável por tal métrica dentro do Inpe é o Prodes, ao qual tem como objetivo fiscalizar, através de monitoramento por satélites, se os compromissos ambientais e climáticos acordados pelo Brasil estão sendo cumpridos.
Durante as campanhas e no discurso na COP 27, o presidente eleito nas eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu trabalhar na diminuição do desmatamento visto no governo do atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL). Vale lembrar que Bolsonaro foi responsável por reduzir a fiscalização ambiental no país.