54% não votariam em quem não acredita em Deus, diz PoderData
Reprodução / Faculdade Teológica / Imagem ilustrativa
54% não votariam em quem não acredita em Deus, diz PoderData

Mais da metade (54%) do eleitorado brasileiro diz que não votaria em um candidato que não acredita em Deus, enquanto 37% afirmam que votariam em quem não crê em Deus, aponta a pesquisa PoderData realizada de 28 a 30 de agosto de 2022. Outros 9% não souberam responder a pergunta. 

A taxa fica dentro da margem de erro entre a população geral e o eleitorado católico, no qual 38% votariam e 54% não votariam em quem não crê. Os evangélicos são mais resistentes a esse perfil de candidato: 65% negam o voto.

Já conhece o canal do Último Segundo no Telegram ? Entre e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Esta foi a primeira vez que uma pesquisa levantou a hipótese no Brasil, em meio a uma eleição em que o voto religioso está na mira dos principais candidatos. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro tem 55% dos votos de quem não elegeria quem não crê em Deus. Já o ex-presidente Lula marca 55%.

Entre os que votariam em um candidato que não crê em Deus, 64% declaram voto em Lula, já o outro lado reelegeria Bolsonaro com 55%. 

O Brasil é um país majoritariamente cristão. Lula e Bolsonaro se dizem católicos, mas o atual presidente tenta colar no rival a imagem de ser "anti-religião".  Lula deve reagir e buscar o voto evangélico. 

Os dados foram coletados de 28 a 30 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 308 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06922/2022. Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!