'Cabeça' de Bolsonaro é chutada durante ato em SP
Jason Goodrich/Indecline
'Cabeça' de Bolsonaro é chutada durante ato em SP

Uma réplica da cabea do presidente  Jair Bolsonaro (PL) foi usada como bola de futebol durante um ato realizado neste domingo (21), na cidade de São Paulo. 

Durante o protesto feito no elevado Presidente João Goulart, ativistas do coletivo norte-americano Indecline simularam uma partida de futebol onde a cabeça do chefe Executivo do país era a bola.

No seu perfil do Twitter, o grupo afirmou que os brasileiros precisam transformar "o público no campo de jogo, dar a todos a chance de se envolver, de se realizar juntos".

A manifestação feita pelo coletivo faz parte do projeto Freedom Kick (chute da liberdade, em tradução livre). Em 2020 o grupo já havia publicado um vídeo reproduzindo um jogo de futebol com uma réplica da cabeça do presidente do Brasil, que também apareceu sendo mordida por um cachorro. Além de Bolsonaro, Putin e Trump também já foram alvos dos protestos.

Por conta da publicação do vídeo de 2020, um inquérito chegou a ser aberto para investigar o conteúdo produzido pelo coletivo de arte fundado em 2001. Contudo, o Ministério Público Federal arquivou o mesmo alegando que a Constituição Federal garante a liberdade de expressão da atividade artística.

As "cabeças" dos líderes mundiais são obras de Eugenio Merino, artista plástico espanhol, pesam cerca de 2,5 kg e são confeccionadas em um material de silicone. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!