Menino de 9 anos foi atacado por pitbull em São João de Meriti
Reprodução - 27.06.2022
Menino de 9 anos foi atacado por pitbull em São João de Meriti

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) vai investigar o ataque de um pitbull que dilacerou a perna do menino Nicolas Paz Vieira Souza do Nascimento, de 9 anos . A criança foi mordida na última segunda-feira enquanto brincava com o irmão na porta de casa, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A especializada aguarda apenas que a vítima tenha alta para que a mãe dele, a manicure Roberta Paz de Souza, compareça à delegacia para prestar depoimento. A expectativa é que isso aconteça até o início da próxima semana.

Nicolas segue internado no Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Ele passou por uma cirurgia de reconstrução do músculo da panturrilha na última quarta-feira, em um procedimento que durou cerca de quatro horas. Os médicos informaram à família que a recuperação está sendo positiva, mas que, por precaução, preferem manter o menino na unidade por mais algum tempo, de modo a acompanhar de perto a evolução clínica. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, "o estado de saúde do paciente permanece estável".

Por volta das 19h30, Nicolas e o irmão soltava pipa na rua em que moram quando notaram a aproximação do cachorro. Como mostram imagens gravadas por câmeras de segurança , os filhos de Roberta começaram a tentar afastar o animal, que seguia acompanhando os dois. O mais velho, então, pegou o caçula no colo para protegê-lo, enquanto seguiu tentando fazer com que o pitbull saísse de perto deles. O vídeo mostra que, em determinado momento, o cachorro morde a perna esquerda de Nicolas e, a partir de então, com a ajuda de um vizinho que chegava em casa do trabalho, todos começam a tentar fazer com que o  pitbull solte o menino.

"Graças a Deus esse vizinho apareceu, porque se não fosse ele meu menino podia estar morto. Se você olhar o vídeo, o cachorro solta e depois ainda volta e fica tentando pegar de novo", conta Roberta.

Depois do ataque, Nicolas foi socorrido com a ajuda de vizinhos para um pronto-socorro em Vilar dos Teles, em São João de Meriti, onde recebeu o primeiro atendimento. Em seguida, o menino foi transferido para mais dois hospitais, até chegar na manhã seguinte ao Souza Aguiar.

De acordo com a família e vizinhos, o pitbull apareceu pela primeira vez em ruas próximas no domingo, véspera do ataque. Desde então, sem coleira ou qualquer identificação, ele vinha circulando pela região. Moradores acreditam que o dono tenha abandonado o animal, que fugiu após morder Nicolas, em um terreno baldio do bairro.

"Alguém tem que fazer alguma coisa, né. As autoridades precisam se mexer, para que isso não aconteça com outras pessoas", diz a manicure.

Mesmo ferido após ser atacado , Nicolas encontrou forças para tentar acalmar a mãe, que, nas palavras dela própria, "entrou em desespero" ao perceber o estado da perna da criança. Roberta revela que o filho aguentou toda a situação sem sequer chorar.

"Quando eu vi o meu filho daquele jeito, fiquei desesperada e até um pouco em choque. Peguei ele no colo e só ficava repetindo como a perna dele estava feia. Foi ele que me acalmou, me pedia para ficar tranquila e dizia que estava bem. Não vi meu filho derramar nenhuma lágrima. Ele só foi chorar bem depois, quando viu o pai no hospital, admitindo que estava com medo de perder a perna. Meu filho foi muito forte", afirma a manicure, orgulhosa.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!