Previsão indica geada e temperaturas baixas no Sul nos próximos dias
Divulgação: Prefeitura de Urupema - 20/05/2022
Previsão indica geada e temperaturas baixas no Sul nos próximos dias

Uma massa de ar frio que avança para o Rio Grande do Sul será responsável por trazer madrugadas de temperatura baixa nesta quarta e na quinta-feira, e em algumas regiões ainda na sexta-feira com chance de geada possibilidade de marcas negativas em algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto nesta quarta-feira, a frente fria que está perde força e se desloca rapidamente para o Sudeste do Brasil.

Segundo o Climatempo a quarta-feira será com sol, muita nebulosidade e queda de temperatura ao longo do dia. Só há previsão de alguma chuva para o leste do Paraná e Leste de Santa Catarina. A temperatura máxima prevista não deverá passar de 26°C, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, com menores valores previstos para o Rio Grande do Sul e região serrana de Santa Catarina.

A expectativa, segundo o Climatempo é que chuva diminua em boa parte da região na quarta-feira, e só chova na parte leste do estado e sem valores expressivos. Já na quinta-feira, o destaque será o frio da madrugada, decorrente a massa de ar frio. Dessa forma, o dia deve começar com geada em alguns pontos na Campanha Gaúcha e nas Serras Gaúcha e Catarinense, além do Planalto Catarinense.

Temperaturas baixas

A Campanha e o Sul gaúcho devem ter 2° C a 5° na maioria dos municípios, mas em alguns locais a temperatura mínima pode descer a 0° C ou 1°C, informou o MetSul. Já na serra do Sudeste, chance de marcas negativas. Pode fazer 5°C em Santa Maria e 6°C ou 7°C em Porto Alegre no amanhecer de quinta-feira. Na região metropolitana, até 4°C.

Nas áreas de Gramado e Caxias do Sul, a previsão é de que a quinta comece com temperaturas de 2°C a 4°C. Nos Aparados, marcas de até -2°C ou -3°C aconteçam e devem repetir sexta. No Planalto, mínimas de 2°C a 5°C na maioria dos municípios.

Com marcas abaixo de 5°C em grande parte do Rio Grande do Sul, haverá a formação de geada, que tende a atingir mais cidades, principalmente no começo da quinta, quando o ar estará mais seco e o tempo mais aberto na maioria das cidades.

A semana toda vai seguir com temperaturas baixas em parte da Região. Só deve esquentar mais em cidades do interior do Paraná, no norte e noroeste do estado.

Julho começa com frente fria

Ainda de acordo com o Climatempo, outra frente fria está sendo esperada para o início de julho no Sul do Brasil. Na sexta-feira, algumas áreas de instabilidade já começam a provocar chuva no centro-sul gaúcho. Mas é no sábado, que a nova frente fria avança sobre a Região Sul espalhando nebulosidade e chuva sobre o Rio Grande do Sul até a serra e o litoral sul de Santa Catarina.

"A massa de ar frio de origem polar que vem junto com essa frente fria tem intensidade moderada. A temperatura volta a cair no sul do país nos primeiros dias de julho mas ainda não será uma nova onda de frio intenso."

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!