Afonso Celso Caldas de Lima quando foi preso por tráfico internacional de drogas em 2016
Divulgação/Polícia Civil
Afonso Celso Caldas de Lima quando foi preso por tráfico internacional de drogas em 2016

O narcotraficante brasileiro Afonso Celso Caldas de Lima, de 42 anos, foi assassinado a tiros nesta quinta-feira na cidade colombiana de Letícia, que faz fronteira com Tabatinga, no Amazonas. Os dois municípios ficam na região do Vale do Javari.

Conhecido como Celsinho do Compensa, o traficante de drogas era foragido da Justiça do Amazonas. Ele tinha uma condenação a 24 anos de prisão por tráfico de entorpecentes e era procurado pela Interpol por ser um dos maiores exportadores de cocaína da América do Sul.

Além do alerta vermelho da Interpol, Celsinho do Compensa tinha um pedido de extradição da justiça dos Estados Unidos.

O narcotraficante foi baleado por homens armados quando almoçava em um restaurante em Letícia. Durante o tiroteio, uma turista holandesa, identificada como Manon Van De Zande, também foi baleada e morreu no local.

De acordo com o El País, Celsinho do Compensa tinha ligações com o cartel de Clan del Golfo e com o grupo paramilitar Los Puntilleros, ambos da Colômbia.
Celsinho do Compensa havia sido preso em 2016 durante a Operação La Muralla, que investigou o tráfico de drogas provenientes da Colômbia e que entravam no Brasil pelo Rio Amazonas. O traficante fugiu da cadeia no ano seguinte.

Pela morte da turista holandesa, as autoridades colombianas ofereceram uma recompensa de até US$ 20 milhões por informações que permitam a captura dos responsáveis ​​pela morte dela.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!