Desde o primeiro dia de 2022, quase quatro pessoas foram resgatadas, em média, em situação de trabalho análogo a escravidão todos os dias
Portal/ Mte
Desde o primeiro dia de 2022, quase quatro pessoas foram resgatadas, em média, em situação de trabalho análogo a escravidão todos os dias

Desde o início do ano, cerca de quatro pessoas foram resgatadas por dia, em média, em situação de trabalho análogo à escravidão. Até o momento, estima-se que 500 seres humanos estavam, de alguma forma, vivendo nessa condição.

As informações foram atualizadas pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Previdência, nesta sexta-feira (13), quando é comemorado o 134º ano da Abolição da Escravatura.

De acordo com a secretaria, o número foi impactado pelo resgate de 273 trabalhadores em um única ação realizada no estado de Minas Gerais.

A operação em Minas ocorreu em janeiro e foi considerada o maior resgate de trabalhadores desde 2015, o 16º maior já registrado desde 1995. A ação fiscal foi realizada em uma usina de cana-de-açúcar.

Entre janeiro e esta sexta, foram realizadas 61 ações fiscais, sendo que em 38 (62%) foi caracterizado trabalhado análogo à escravidão.

Triste ranking

Minas Gerais lidera o ranking de estados com mais ações fiscais de combate ao trabalho escravo realizadas no período entre janeiro e maio, com 22 empregadores fiscalizados e com maior número de trabalhadores resgatados —368. Goiás e Bahia ocupam o segundo e terceiro lugar.

Para reparar os danos causados pelo trabalho análogo à escravidão, o governo federal arrecadou R$ 2,3 milhões de verbas salarias e rescisórias.

Quanto ao perfil social dos resgatados de escravidão contemporânea até o momento em 2022, dados do seguro-desemprego do trabalhador resgatado mostram que 95% são homens; 31% tem entre 30 e 39 anos e 49% residem na região nordeste.

Quanto ao grau de instrução, 23% declararam possuir até o 5º ano incompleto, 17% haviam cursado do 6º ao 9º ano incompletos. Do total, 6% dos trabalhadores resgatados em 2021 eram analfabetos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!