A pista temporária para desvio da cratera aberta na Marginal Tietê foi liberada para trânsito na manhã desta segunda-feira. Com 10 metros de largura, a via faz a conexão da Rua Aquinos com a Avenida Embaixador Macedo Soares (pista local Marginal Tietê) e poderá ser usada por todos os veículos e motos que trafegam pela pista local usualmente.
A obra emergencial foi anunciada pela prefeitura de São Paulo na última sexta-feira. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a via foi sugerida pela própria Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e tem como objetivo abrir um desvio para atender as linhas de ônibus da região, que transportam quase 40 mil pessoas.
Além de auxiliar o tráfego na região da Marginal Tietê, a pista contribui para desafogar o trânsito da Avenida Ermano Marchetti e da Marquês de São Vicente, segundo a prefeitura.
Para tornar a obra viável, a gestão de Nunes precisou fazer decretos para a requisição administrativa de três terrenos sem construções. Assim que a pista local da Marginal Tietê for liberada, o que ainda não tem data para ocorrer, os terrenos utilizados poderão ser devolvidos aos seus proprietários. Enquanto isso, o trânsito na região do acidente continuará sendo monitorado 24 horas. O rodízio, que estava suspenso na semana passada, foi retomado nesta segunda.