O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão do governo federal, apagou uma imagem publicada na última quarta-feira (5/01), em suas redes sociais, pois havia um destaque informativo acerca da produção de camarão no Nordeste.
O post virou piada na internet porque no mesmo dia o médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (PL) desde a facada em 2018, afirmou que um "camarão não mastigado" foi a causa do problema de saúde .
O instituto retirou a postagem "diante da repercussão fora do contexto pretendido", disse o IBGE, em "nota de esclarecimento" divulgada nesta quinta (6/01).
O instituto afirma que a publicação estava agendada há uma semana. "Ainda que os fatos até agora levantados demonstrem que tenha sido uma coincidência infeliz, a Direção do IBGE promoverá a apuração dos fatos", disse na nota.
Leia Também
A postagem, segundo o IBGE, faz parte da série “Você Sabia?”, iniciada em julho de 2021. De acordo com o instituto, ela destaca aspectos curiosos gerados com base nas pesquisas e estudos publicados pelo IBGE. No caso, a pesquisa Produção da Pecuária Municipal de 2020.
"Os assuntos que são temas dessa série são definidos e programados com antecedência", completou o instituto.