Nova Alegria - Bahia
Reprodução Twitter
Nova Alegria - Bahia

O presidente Jair Bolsonaro vai sobrevoar na manhã deste domingo as áreas afetadas pelas fortes chuvas no Sul da Bahia. Ele será acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Desde a última terça-feira, municípios do estado sofrem com a destruição causada pelos temporais. A cidade de Jucuruçu e Nova Alegria, distrito de Itamaraju, ficaram quase que completamente submersos. Até o momento, duas crianças e um adulto da mesma família morreram soterrados.

O governo federal anunciou neste sábado que foi montada uma "força-tarefa" de cinco ministérios para atuar nas cidades do sul da Bahia que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias. Participam as pastas do Desenvolvimento Regional, da Cidadania, Saúde, Defesa e Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Além disso, a Caixa Econômica federal anunciou que irá liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade nas regiões da Bahia e também de Minas Gerais que foram atingidas pelas enchentes.

De acordo com o banco, a população poderá  realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.

Na sexta-feira, foi decretada situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em 31 cidades de Minas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a decisão foi tomada atendendo a pedido dos governos locais e serve para "acelerar as ações federais de resposta".

Na Bahia, voluntários e moradores que se mobilizaram para ajudar vítimas da enchente reclamam da ineficiência do governo estadual no envio de equipamentos até os locais. Segundo eles, as aeronaves disponibilizadas estão paradas por falta de combustível. Até o momento, duas crianças e um adulto da mesma família morreram soterrados.

As cidades em situação de emergência são: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!