Durante uma live, o governador Camilo Santana anunciou, nesta quarta-feira (13), lançou oficialmente o Programa Carteira Nacional de Habilitação Popular, conhecido como CNH Popular de 2021. O projeto disponibiliza de 25 mil vagas em todo o estado.
Segundo Santana, os documentos serão entregues até 2022 e lembrou que o programa já habilitou 139 mil pessoas. Neste ano, serão 20 mil carteiras para o interior e outras 5 mil para Fortaleza.
Quem pode se cadastrar?
-
Pessoas com deficiência;
-
Beneficiários do Programa Bolsa Família;
-
Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário;
Como se inscrever?
-
Ir ao site do Detran (www.detran.ce.gov.br), depois clicar em "habilitação" e em "CNH popular".
-
Escolher a forma de acesso (primeira habilitação);
-
Informar seu CPF, em seguida confirmar. Depois, aparece um formulário que pedirá dados como contato e profissão.
-
Depois, é preciso anexar os documentos (comprovante de residência, identidade, NIS, CPF). Importante deixar o contato como telefone ou e-mail.
-
Após confirmado o cadastro pelo interessado, uma comissão vai analisar o pedido, e a pessoa pode acompanhar o status de seu pedido pelo próprio site.
-
O interessado vai receber informações sobre a situação do seu cadastro pelo seu e-mail e também no site do Detran. Nele haverá a situação do cadastro com uma tela de acompanhamento.
O programa acontece desde 2009 e possibilita o acesso das pessoas de baixa renda, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH nas categorias A (moto) ou B (automóvel). O cadastramento só acontece pelo site oficial do Detran.