Presidente esteve em Campinas para Feira de Nióbio
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Presidente esteve em Campinas para Feira de Nióbio

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve em Campinas hoje na 1ª Feira Brasileira do Nióbio. Durante seu discurso, nenhuma mensagem de solidariedade às famílias das mais de 600 mil pessoas que já perderam a vida para a covid-19 . O presidente novamente distorceu os fatos, afirmando que os números foram potencializados, e que o Brasil foi o país que menos sofreu as consequências da covid-19.

"Em partes dá certo o nosso governo, não vou falar que é tudo 100%, apesar da 'tal' da pandemia. Houve uma potencialização. Que pese as mortes, lamentamos todas as mortes, mas houve uma potencialização", disse.

"Reclamam do Brasil, do aumento do preço dos mantimentos e do combustível. O Brasil é um dos países que menos sofreu na economia por ocasião da pandemia".

Bolsonaro usou o Reino Unido como exemplo de um país que sofre de forma mais drástica com o resultado das políticas anticovid, citando forte crise de desabastecimento pela qual passa o país.

Na verdade, as prateleiras inglesas estão vazias porque faltam caminhoneiros para entregar os mantimentos, uma consequência não só da pandemia, mas principalmente do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, entre outros fatores.

"Muitos países, entre eles o Reino Unido, já começa a faltar. É desabastecimento, pior que inflação. Lá, ninguém está gritando 'Fora, Boris Johnson', ou 'Boris Johnson genocida'. É um país, um povo."

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Opinion, da Inglaterra, em agosto, mostrou que 49% dos eleitores britânicos desaprovavam o governo do premiê - o nível mais baixo desde que ele assumiu o cargo, em julho de 2021.

No mesmo evento, em Campinas, Bolsonaro enfrentou protestos de um grupo de mulheres. Elas interromperam o discurso do presidente gritando "fora", citando as 600 mil mortes por covid-19, o corte de 92% no orçamento de Ciência e Tecnologia e o veto ao projeto que previa a distribuição de absorventes. Após ouvir as vaias, o presidente ironizou.

"Calma lá. Não vamos chegar ao nível deles não, por favor. Sairei daqui imediatamente se ela me responder quanto é sete vezes oito. Raiz quadrada de quatro? Saio agora daqui".


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!