CPI ouve sócio de empresa suspeita de cometer irregularidades na Saúde
Reprodução/Agência Senado
CPI ouve sócio de empresa suspeita de cometer irregularidades na Saúde

CPI da Covid ouve, nesta terça-feira (05), o sócio da empresa de logística VTCLog, Raimundo Nonato Brasil. O requerimento para a oitiva partiu dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Humberto Costa (PT-PE). A empresa presta serviços ao Ministério da Saúde desde 2018, durante o governo Michel Temer, quando o ministro era o atual deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Os parlamentares estão investigando se houve alguma irregularidade nos contratos entre a empresa e o governo, inclusive para a distribuição das vacinas contra a covid-19. A Comissão de Inquérito está apurando denúncias envolvendo o Departamento de Logística da pasta e o seu ex-diretor Roberto Ferreira Dias e tem informações que o conectam com sócios da VTCLog.

Em agosto, a pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a CPI aprovou a quebra dos sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático de Raimundo Nonato.

Ao justificar o requerimento, o senador lembrou que a decisão de contratar a VTCLog, a partir de 2018, deu-se depois que o então ministro Ricardo Barros decidiu fechar, no Rio de Janeiro, a Central Nacional de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi), que era diretamente subordinada ao governo e responsável pela logística há mais de duas décadas.

Leia Também

"A antiga Cenadi tinha dependências próprias sem custo, dentro do departamento de suprimento do Exército, na Zona Norte do Rio, em local próximo à Fiocruz, uma das maiores fornecedoras de insumos do Brasil. A contratação da VTCLog sofreu diversas críticas de funcionários do Ministério da Saúde", explicou.


Para esta semana, também está confirmado o depoimento do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, na quarta-feira (6). A previsão do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), é que o relatório final seja votado no dia 20 de outubro, e que o fim dos trabalhos da comissão seja marcado por uma cerimônia em homenagem às quase 600 mil vítimas de covid-19 no Brasil, ainda sem data confirmada.

Confira momentos da oitiva desta terça-feira (05):

Senador Renan Calheiros questiona contratos de 330 milhões sem licitação no ano de 2017: 



Renan Calheiros questiona critérios do contrato que justifique uma remuneração anual de mais de 97 milhões para a VTCLog:

Renan Calheiros diz que VTCLog defende a manutenção de um contrato com regras e critérios remuneratórios novos: 


Raimundo Nonato é questionado sobre boletos de Roberto Ferreira Dias, pagos pelo motoboy Ivanildo Gonçalves, funcionário da VTCLog:


Renan Calheiros exibe valores de saques feitos pela VTCLog e questiona para onde ia o dinheiro:




Raimundo Nonato diz que os valores foram para pagar despesas das empresas e dos sócios. Renan rebate dizendo que a empresa recebe 97 mil do Ministério da Saúde:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!