Governo resgata família de brasileiro que pediu ajuda para sair do Afeganistão
Reprodução / NY Post
Governo resgata família de brasileiro que pediu ajuda para sair do Afeganistão

O governo brasileiro resgatou nesta sexta-feira um brasileiro que estava no  Afeganistão com sua família e pediu ajuda para deixar o país. De acordo com comunicado enviado pelo Itamaraty, dos cinco brasileiros identificados no Afeganistão, dois pediram auxílio para deixar o país, que passa por um conflito em meio à  tomada do poder pelo grupo fundamentalista Talibã.

Ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o brasileiro chegou a Madri nesta sexta-feira acompanhado de seus familiares após esforços diplomáticos realizados nos últimos dias. A família está em boa condição de saúde.

A operação para retirar o cidadão brasileiro do país contou com o apoio dos governos da Espanha e da Alemanha.

"O Itamaraty permanece em intensa articulação com países atuantes na região para viabilizar a pronta retirada do cidadão ainda localizado em território afegão, bem como de seus familiares", afirmou o Ministério.

Nesta quinta-feira, o aeroporto de Cabul foi alvo de um atentado que deixou mais de 170, incluindo 13 militares americanos. O governo brasileiro condenou o ato logo após o incidente.

"Ao transmitir condolências às famílias atingidas e ao povo afegão, o governo brasileiro exorta todos os atores envolvidos a garantir a proteção dos civis, o respeito ao Direito Internacional Humanitário, inclusive o acesso desimpedido da ajuda humanitária, e o respeito aos direitos humanos, em especial de mulheres e meninas", afirmou o Itamaraty.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários