São Paulo
Governo do Estado de São Paulo
São Paulo

A cidade de São Paulo e a região metropolitana registraram a madrugada mais fria do ano nesta terça-feira, 20, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura da capital. Os bairros mais gelados foram Marsilac, com -2°C, e Capela do Socorro, com -1°C. No região sul do Brasil, houve geada e mais temperatura negativa, sendo a mais baixa -5,2ºC, em General Carneiro, no sul do Paraná.  

A queda de temperatura prevista na semana passada pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) se confirmou e provocou geadas e temperaturas negativas no sul e sudeste do país. A tendência apontada pelos meteorologistas é de que o frio continue “intenso” até quarta-feira (21) em grande parte do Brasil, principalmente nas madrugadas, devido à “massa de ar frio de origem polar bastante seca”.

Na cidade de São Paulo, a madruga foi a mais fria em cinco anos, desde 13 de junho de 2016, quando o CGE registrou -0,6°C em Capela do Socorro. Em todo o município a média da temperatura ao amanhecer foi 6ºC.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura foi registrada na última segunda-feira, 19, em General Carneiro, no sul do Paraná: -5,2°C. Até então, a menor temperatura do ano havia sido registrada no dia 29 de junho (-3,9°C).

Foram também registradas temperaturas negativas no planalto sul catarinense e no sul do Paraná. Em Bom Jardim da Serra (SC), a temperatura registrada ficou em -4,3°C. Em Inácio Martins (PR), a temperatura ficou em -2,4°C. Localizada na Área noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Rosa registrou -1,8°C.

Você viu?

Nevou em pontos isolados de Campos de Cima da Serra (RS) e no alto do Planalto Sul Catarinense entre a noite de domingo (18) e o amanhecer da segunda-feira (19).

“Ventos fortes, com velocidade acima dos 80 km/h, sopraram na faixa leste do Rio Grande do Sul (Pelotas atingiu 84km/h) em função do ciclone extratropical que se desloca pelo Atlântico, a leste-sudeste do Rio Grande do Sul”, informou o Inmet.

A previsão de “geada de intensidade moderada a forte” continua para “uma ampla área da Região Sul, centrossul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais incluindo a Serra da Mantiqueira na madrugada e nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20)”.

Para quarta-feira (21), a previsão é de que a geada diminua em sua área de abrangência e em sua intensidade, “mas ainda ocorre com moderada intensidade em área mais restrita ao sul do país, e de fraca intensidade sobre parte do leste de São Paulo e Mantiqueira (divisa do Rio com São Paulo)”.

- Com informações do G1.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!