Tema do vestibular da Uerj aborda fake news como método para 'conseguir poder e sustentá-lo
Reprodução/UERJ
Tema do vestibular da Uerj aborda fake news como método para 'conseguir poder e sustentá-lo

Realizado neste domingo (18) após quatro adiamentos causados pela pandemia , o vestibular da UERJ escolheu as fake news como tema da redação. A pergunta principal que os candidatos deveriam responder foi: "As mentiras programadas são uma forma de conseguir poder e sustentá-lo?".

O gabarito das questões objetivas está previsto para ser divulgado ainda neste domingo.

Para se preparar para a prova de redação, a obra de referência era "1984", do escritor britânico George Orwell e publicada em 1949. Na avaliação do professor David Gonçalves, coordenador de Redação do Colégio e Curso AZ, a Uerj provoca uma reflexão fundamental relacionando a obra ao tema proposto.

"O conceito de pós-verdade se encontra no centro das discussões de muitas pautas atualmente. Ao propor ao aluno uma discussão sobre como a mentira pode alterar a lógica do funcionamento social, o vestibular reitera sua natureza política e também convida a sociedade a desenvolver sua escuta às mentiras flagrantes que atravessam as esferas de poder", afirma Gonçalves.

Segundo Diogo D’Ippolito, professor de Língua Portuguesa/Redação do PH, afirma que não é suficiente falar apenas de mentiras programadas, mas que é preciso necessariamente associar isso como uma ferramenta de poder.

"A banca da Uerj espera uma abordagem crítica dos conteúdos com um reportagem original na construção dos argumentos, fugindo dos clichês. Além disso, uma coesão mais fluida e um texto mais autoral", afirma D’Ippolito.

Você viu?

O livro, publicado originalmente em 1949, retrata um mundo de extrema burocracia e autoritarismo, em que telas estão em toda parte observando a rotina das pessoas e, por meio das palavras, a verdade é manipulada e a miséria da população se manifesta na dificuldade de expressão de pensamentos e sentimentos.

Na avaliação da professora de língua portuguesa e produção textual (Redação) do Colégio Mopi (RJ) Tatiana Nunes Camara, o tema cobrado pela Uerj não surpreende tendo ‘ 1984 ’ como obra de referência, mas nem por isso deixa de ser importante abordá-lo no vestibular.

"O '1984' é muito denso e incrivelmente muito atual. A gente projeta muito de 2021 na obra. Foi um tema muito importante para que os candidatos pudessem refletir sobre as mentiras programadas para a sociedade acreditar", diz Camara. "Um dos lemas do partido do livro é: “Ignorância é força”. E assim eles conseguem de forma mais fácil dominar o poder"

Nas redes sociais, alunos afirmam que a prova teve perguntas sobre Paulo Freire, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ditadura militar, formato da Terra e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.


Além da data, a Uerj também reformulou o formato do vestibular. Em vez de duas etapas, como nos anos anteriores, será apenas uma em 2021. A prova teve 60 questões e a redação , com duração de cinco horas, no mesmo dia.

"Muitas dúvidas pairam sobre o processo de correção neste ano, já que se trata de uma prova diferente. Se, por um lado, muitos acreditam que a correção será menos criteriosa por considerar que saímos de um ano conturbado quanto aos estudos; por outro, há também a hipótese de ser ainda mais minuciosa, uma vez que a Redação reforçou seu protagonismo em relação às notas", avalia Gonçalves, do Colégio e Curso AZ.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!