Manifestações contrárias ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram confirmados para o próximo sábado (29) e de acordo com os organizadores - frente Povo Sem Medo e Brasil Popular - e com a BBC Brasil, pelo menos 85 cidades brasileiras, incluindo 25 capitais, confirmaram a realização dos atos. As informações são da jornalista Camila Mattoso.
Os protestos, que contarão com a participação de centrais sindicais, ocorrerão nas cinco regiões do país e estão previstos em ao menos 24 Estados. As manifestações terão como pauta o impeachment de Bolsonaro, uma agilidade na vacinação contra o covid-19 e o retorno de R$ 600 no auxílio emergencial.
Os atos acontecerão dias após o governo Bolsonaro ter sido avaliado popularmente com informações divulgadas pelo Instituto Datafolha. De acordo com a pesquisa, 51% dos brasileiros reprovam a maneira como o presidente governa o país durante a pandemia.
Confira a lista apurada pela BBC :
- AL: Maceió
- AM: Manaus, Tefé, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Humaitá
- AP: Macapá
- BA: Ilhéus e Salvador
- CE: Fortaleza e Juazeiro do Norte
- DF: Brasília
- ES: Vitória
- GO: Goiânia e Catalão
- MA: Caxias, São Luís e Imperatriz
- MG: Belo Horizonte, Barbacena, Caratinga, Divinópolis, Governador Valadares, Itabirito, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Ouro Branco, Ouro Preto, Pouso Alegre, São João Del Rei, Uberaba, Uberlândia e Viçosa
- MS: Dourados, Aquidauana, Campo Grande e Três Lagoas
- MT: Cuiabá e Rondonópolis
- PA: Belém, Abaetetuba, Altamira, Castanhal e Santarém
- PB: João Pessoa, Campina Grande e Patos
- PE: Recife, Caruaru e Garanhuns
- PI: Teresina
- PR: Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá
- RJ: Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes
- RN: Mossoró e Natal
- RO: Porto Velho
- RS: Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Bagé e Pelotas
- SC: Florianópolis, Blumenau e Joinville
- SE: Aracaju
- SP: São Paulo, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Assis, Campinas, Indaiatuba, Jacareí, Praia Grande, Santos, Taubaté e Ubatuba
- TO: Araguaína e Palmas